Valores

Valores

Scrum, como um desporto de equipa, foca em valores e práticas essenciais que, mantidas sérias e repetidas levam ao aperfeiçoamento da equipa e à conclusão do Projeto. Muitos outros valores podem ser adicionados a estes, mas estes cinco formam a essências das práticas e mecanismos discutidos no Scrum. São eles:

  • Comprometimento: todos os participantes se comprometem mutuamente a cumprir a sua parte. Com o comprometimento que cada um dá, ganha a autoridade de que precisam para levar a término a sua parte.
  • Foco: faça o que se comprometeu a fazer e apenas isso, mas faça-o com toda a sua garra , perícia e habilidade.
  • Abertura: os participantes não têm medo de mostrar o que estão fazendo e como estão fazendo. Nada é escondido de ninguém. Inclusive de pessoas que em nada estão (diretamente) relacionadas ao projeto. A faxineira vê o mesmo que o  presidente da empresa ( o entendimento que eles têm do que se está passando ali depende deles, não do projeto ou seus participantes). Ser honesto é dizer não quando é não, e sim quando é sim. É dizer que fez gambiarra quando fez e principalmente é dizer “não sei” quando não se sabe.
  • Respeito: os participantes do projeto dialogam frequentemente como iguais para que impedimentos sejam removidos e decisões sejam tomadas com consciência. Cada um aufere um conjunto diferente de experiencias e habilidades que são uteis ao projeto como um todo. Nenhuma é melhor que a outra. Ninguém é melhor que ninguém. Ninguém manda em ninguém.
  • Coragem: É necessário ter coragem para se comprometer , agir, demonstrar e esperar respeito.

Insight

Em projeto tradicionais os participantes não se comprometem porque não ha vantagem nisso. Sabem que não ganharam autoridade alguma e por isso “por quê importar-se?”. Ao utilizar é importante, vital mesmo, que as pessoas se comprometam. Se comprometam com os outros, com o projeto e consigo próprios. Prometa o que pode cumpir e cumpra o prometeu. Muito simples. PAra isso, além de se comprometer, é necessário focar todas as suas habilidades para sej feito o quanto antes.
Não esconda nada de ninguem. Seja quem for. Deixe todos aqueles fora da equipe informados, mas não perca tempo com isso. Deixe as coisa visiveis onde todos possam ter acesso.
Ao comprometerem-se e ao cumprirem o que prometeram os membros da equipa vão ganhando confiança uns nos outros e com isso vem o respeito. Cada membro tem pontos forte e fracos e é pelo respeito de ambos que a equipa funcionará.

Utilizar Scrum é muito fácil do ponto de vista tecnico e material, mas do ponto de vista humano e emocional é muito complicado. É por isso que se fala em “implantar Scrum”. Nem todas as empresas estão preparadas para isto. Para utilizar o Scrum é preciso coragem. Nos dias de hoje é complicado encontrar coragem e  é por isso que muitas implantações falham. Empresas em que houve falha em implantar o Scrum não estão maduras o suficientes; sem membros que tenham a coragem necessária para se comprometer perante os outros e os respeitar, e coragem para assumir seus defeitos. Principalmente falta muita coragem para jogar limpo. O Scrum exige abertura e sem ela caímos nos velhos habitos de atirar coisas para baixo do tapete …

Scrum é um excelente conjunto de ferramentas para gerenciar projetos. É simples e limpo, mas é necessário que todos os envolvidos tenham coragem e respeito pelos outros, que não escondam as coisas e que se comprometam com o seu trabalho e o façam. É realmente simples. E melhor tudo, funciona! Mas é realmente difícil encontrar pessoas aptas a suportar as exigências do scrum.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s