Scrum

Scrum é uma técnica de gerenciamento de projetos. O termo “scrum” deriva de um termo utilizado no rugby em que as duas equipas disputam a posse. O termo “scrum” alude à imagem da reunião de uma equipa para alcançar um objeto comum.  RugbyScrum

O Scrum é ao mesmo tempo uma técnica simples e poderosa para gerenciar projetos  O projeto é definido pelos objetivos que se pretendem alcançar. Dai é possivel saber quando o projeto vai estar pronto e quanto se vai custar usando uma determinada equipa para o realizar. A ideia do Scrum é definir mecanismo que ajuda à gerencia do projeto, ou seja, que auxilia um conjunto de pessoas a alcançar  um objectivo comum.

Scrum se aplica ao gerenciamento de projetos mas o Scrum não é um processo. Ele apenas define pontos de referencia, o resto é deixado à criatividade de cada um. Contudo, são estes pontos de referencia que formam pilares sólidos para um gerenciamento tranquilo e controlado do projeto. O Scrum é a forma moderna de gerenciar projetos em várias áreas e veio para ficar.

Embora o Scrum se aplique a gerenciamento de quaisquer projetos, aqui vamos falar sobre um em particular: projeto de desenvolvimento de software.

Os projetos de desenvolvimento de software têm nuances especificas. Desenvolver um software é uma atividade tão técnica quanto criativa, ou seja, o desenvolvedor precisa ter conhecimento técnico, mas ao mesmo tempo precisa ter liberdade de criar. Um software não se constrói- como uma casa ou um carro –  ele se cria -como um artesanato ou um quadro. Para toda a arte é preciso que o artesão domine uma certa técnica. Desenvolver software não é diferente, acontece apenas que são técnicas mais sofisticadas. Entender isto  é importante para entender porque o Scrum brilha onde outros  processo de gerenciamento – que são ótimos para gerenciar a linha de produção de uma industria ou a construção de um edifício – são péssimos para gerenciar desenvolvimento de software.

Um projeto de software está mais perto de um projeto de marketing ou de um projeto para a produção de um filme ou espetáculo. E é neste tipo de projeto que o Scrum brilha radiante.

Uma rapidíssima introdução (em inglês)

(Original em http://www.youtube.com/watch?v=Q5k7a9YEoUI)

Uma visão mais abrange de um dos criadores:

(Original em http://video.google.com/videoplay?docid=-7230144396191025011)

Para mais detalhes leia:

Valores – o que faz o Scrum ser o Scrum

Produto e Projeto– o objetivo de fazer  Scrum

Equipa – quem faz Scrum

Planejamento – o que fazer

Sprint – quando se faz

2 thoughts on “Scrum”

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s