Patterns

Patterns

  • Adapter – Adapter(Adaptador) é um padrão de projeto que permite que um objeto seja utilizado por outro que espera uma interface diferente. .
  • Composite – Composite(Objecto Composto) é um padrão de projeto que permite que um objeto seja constituido de outros objetos semelhantes a ele formando uma hierarquia..
  • DAO-Data Access Object – O padrão Data Access Object (DAO) é um padrão introduzido no ambiente JEE para simplificar e desacoplar a interação das aplicações Java com a API de persistencia, em particular com a API JDBC (Java Database Connectivity)
  • Factory – Factory(Fábrica) é um padrão de projeto que visa encapsular a criação de um objeto de certa classe. .
  • Factory Method – Factory Method(Método de Fábrica) é um padrão de projeto que visa encapsular a criação de um objeto em um método. .
  • Fastlane Reader – Fast Lane Reader(Leitor Via-Rápida), ou apenas , Fastlane, é um padrão de projeto que visa diminuir a criação de objetos durante uma leitura de uma lista diminuindo o caminho entre o consultor da lista e o repositorio dos dados reais. .
  • Iterator – Iterator(Iterador) é um padrão de projeto que visa simplificar a iteração sobre um conjunto de objetos.
  • Money – Na maioria das aplicações comerciais é necessário trabalhar com quantidades monetárias. As operações com dinheiro são um pouco diferentes de simples operações matemáticas: porque não podemos somar dinheiro em moedas diferentes nem dividir o valor além da menor unidade possivel( normalmente o centavo) Ha muito tempo que é sabido que tipos numéricos como double ou float não são suficientes para elaborar algoritmos que lidam com dinheiro e, em Java, nos vemos obrigados a usar BigDecimal. Contudo a classe BigDecimal também tem as suas peculiaridades que acabam atrapalhando mais do que ajudam porque embora forneçam mencanismos de calculo, não fornece um mecanismo de controle de unidades.
  • Money Bag – O padrão Money Bag (Bolsa de dinheiro) é uma extensão do padrão Money (Dinheiro). O padrão Money é principalmente útil quando trabalhamos com uma única moeda ou multiplas moedas mas elas não podem interagir directamente. Por exemplo, não podemos somar euros com dollars. Contudo em certas circunstâncias é mais simples permitir que haja essa soma porque o resultado final será convertido para uma outra moeda.
  • MVC (Model-View-Controler) – O padrão MVC: Model-View-Contoler foi introduzido originalmente para resolver o problema da interação entre usuário e o sistema de forma que a interação em si fosse isolada das regras de negócio. A View(Visão) representa a interface gráfica propriamente dita, encarregue de desenhar o ambiente interativo é separada das regras de dominio, o Model(Modelo). No meio um mecanismo , o Controler(Controlador) provê a comunicação entre as duas partes.
  • Query Object – Query Object(Objeto de Pesquisa) é um padrão de projeto que visa libertar o programador de conhecer e/ou usar uma linguagem de pesquisa de dados como SQL. Martin Flowler define Query Object como uma especialização do padrão Interpreter que constroi frases SQL de pesquisa com base numa estrutura de objetos. Exemplo de implementação deste conceito são os Criteria do Hibernate. Por este motivo este padrão é também chamado de Criteria (Criteria é o plural de Criterion que significa critério).
  • Repository – Repository(Repositório) é um padrão de projeto que visa mediar a pesquisa de objetos de dominio entre a camada de dominio e a camada de mapeamento de dados usando uma interface semelhante à de uma coleção.
  • Transfer Object – Transfer Object(Objecto de Transferência) é um padrão de pretende aumentar a granulidade de acesso e transferencia de dados entre camadas e/ou nodos.
  • Value Object – VO é a abreviação de Value Object. O problema é que Value Object significa muitas coisas.

Licença

Creative Commons License Este trabalho é licenciado sob a
Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Genérica .
Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s