Primeiro Programa

O Primeiro Programa

Escrever o primeiro programa funcional em uma linguagem é sempre uma boa forma de entender como a utilizar. Contudo, Java não é apenas uma linguagem, é uma plataforma.

Usar IDE ou não usar IDE

Na minha opinião usar um IDE ajuda a dar os primeiros passos. O que é importante é não se viciar na IDE, ou seja, esperar que ela faça tudo e/ou auxilie em tudo. Eu prefiro uma IDE menos intrusiva e uso o Eclipse . É uma ferramenta poderosa – talvez até demais para um iniciante – mas o ajudará nos primeiros passos.

Baixar e instalar o Eclipse é uma tarefa simples. O arquivo é um simples zip. Baixe-o e descompacte-o onde quiser. Procure pela pasta chamada “ecplise” e pelo programa “ecplise” dentro dela. Para executar o eclipse você precisa de um Java Runtime Environment (JRE). Veja no site qual é o indicado (versões acima do Eclipse 3.3 – Europa necessitam do JRE 6 ) O Eclipse tem o seu proprio compilador, por isso não precisa de instalar mais nada.

Uma vez dentro do Eclipse vá em Windows/Open Prespective/Java. Isso lhe mostrará a prespectiva padrão para trabalhar com java. Na aba “Package Explorer” clique com o botão direito em cima da area branca. Escolha “New/Java Projet”. O Eclipse criará uma pasta chamada “src” ( abreviação de source).

Clique com o botão do lado direito em “src” e escolha “New/ Package”. Digite o nome “meu.primeiro.programa” na caixa “name”. Clique ok. O Eclipse criará um novo pacote com esse nome. Clique com o botão do lado direito no pacote que criou e escolha “New/ Class”. Digite “Inicio” para o nome da classe e clique ok. Altere o texto do arquivo para:

1 package meu.primeiro.programa;
2
3 public class Inicio {
4
5 public static void main ( String [] args ) {
6
7 System.out.println ( “Olá, esta é a mensagem do meu primeiro programa Java” ) ; }
8
9 }

Código 1:

Clique com o botão do lado direito no arquivo da classe e escolha “Run As/Java Application”. Na aba do eclipse chamada “Console” verá aquela mensagem.

Taxionomia do meu primeiro programa

Parece que temos que escrever muito para criar nosso primeiro programa, mas cada palavra e simbolo naquele código serve para alguma coisa. Alterar alguma deles faz o programa deixar de funcionar. Experimente.

Todo o programa tem um inicio e um fim. Isto é uma regra de programação válida para qualquer programa em qualquer linguagem. Java não é diferente. Em Java o inicio é sempre no principio do método chamado main . Este método é invocado pela JVM ela mesma. A JVM não espera que este método retorna nenhuma informação e por isso o retorno é marcado com void . public significa que este método pode ser invocado por outras classes. Isto é necessário para que as classes da JVM o invoquem. O static significa que este método pode ser invocado sem instanciar a classe Inicio . Finalmente o método recebe um array de String. Este array contêm os parametros passados quando o programa foi executado. Não vamos nos preocupar com isso agora.

Este método tem que ser escrito desta forma para que a JVM o encontre e execute. Nenhuma outra combinação será aceite. Este método é chamado carinhosamente de “o método main” ou simplesmente “o main” pelos programadores Java.

Os seu primeiro programa parece não fazer muito, mas , afinal, qual primeiro programa faz alguma coisa?

Licença

Creative Commons License Sérgio Taborda
Este trabalho é licenciado sob a
Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Genérica .

2 thoughts on “Primeiro Programa”

  1. Realmente o nosso primeiro programa nunca faz nada rsrrs, mais o post foi util para saber por onde iniciar, mesmo sendo apenas detalhes.
    Thank’s

  2. Ótimo Tutorial!
    Melhor que muitos Hello Word! que eu já vi por ai rs

    Quando vamos ter a continuação desde tutorial iniciante?🙂
    Tenho vontade de desenvolver em Java e sei que é o Futuro…
    Se puder fazer mais tutoriais iniciantes, principalmente explicando qual o modo correto de se utilizar OOP

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s