Scrum

Um dia todos usarão Scrum e tirarão um bom sarro das metadologias obcuras e cabalisticas que se usam por ai hoje em dia.

Até lá é preciso difundir as práticas e teorias do Scrum. Desmitificar um pouco esse novo. Afinal muito se escrever por ai sem pés nem cabeça. Uns dizem que o Scrum é baseado no manifesto agil ou que é um processo de desenvolvimento de software. Ouve-se e lê-se muita coisa ridicula por aí.

A verdade é que Scrum é uma tecnica de gerenciamento de Projetos que visam entregar Produtos. Isto cai que nem uma luva para projetos de software mas muitos outros tipos de projetos podem usar esta tecnica.

Tendo isto em mente  e continuando a exploração do conceito de que criar software  é uma arte,  abro hoje uma nova secção do meu blog dedicada ao Scrum e a disseminar as simples e poderosas ideias que ele trás.

O Scrum  é ótimo para pequenas equipes e empresas que estão dandos os primeiros passos. Ao cortar a burucracia e aproximar o cliente o Scrum traz-lhe um ROI mais rápido para poder alavancar a sua empresa mais rápidamente mas fundá-la em pilares sólidos para o futuro.

Se conhece comente. Se não conhece experimente.

Anúncios

2 opiniões sobre “Scrum”

  1. Fala Sergio !!!!,

    Penso que o scrum é não só uma maneira de promover o bom desenvolvimento mas como também moralizar profissionais que na produção de software troquem experiências e cresçam juntos também profissionalmente.
    Atualmente a forma de promover ou se manter em projeto, é uma rede elitizada que troca informações entre profissionais mercenários e que só transferem o conhecimento a sua propria elite de desenvolvedores.
    A demanda de assuntos e especialização em diversar ferramentas e soluções, só é compreendida na propria corporação , que ou investe no seu profissional ou faz deve um fluxo de negocios escusos para seu proposito é interesse.
    Em um país que nem o Brasil onde o salário é miserável e a especialização comprada é quase que inatingivel, me parace que existe um exercitos de Mentacaptos jogados no mercado fazendo o anti-projeto e anti-desenvolvimento, é algo como uma selvageria individual e conspiratória, uma verdadeira guerrilha Urbana de projetos e promessas.
    Scrum pode vir a se tornar filosofia ou pratica, mas isso não é e nem vai ser pratica ainda, acho que nem irá acontecer aqui pois não gera o caos, e o caos ajuda a muitos a se injetarem e ganharem dinheiro no mercado.

    1. Infelizmente é verdade. O Brasil até ao momento se contentava com um bando de mercenários que fazem anti-projetos. Para mim essas pessoas são fraudes ambulantes. Pior que isso é que os novatos não são educados com princípios morais e de ética de trabalho. Existem bons desenvolvedores por aí – graças ao esforço individual de cada um deles – que podem forma equipes muito mais rentáveis.
      O que faz um desenvolvedor ser bom não é o seu skill técnico – isso apenas o torna um desenvolvedor – o que o torna bom é a sua ética.

      Deste momento em diante cada um de nós que conhece o futuro que vem ai mostrar que está certo dizer que não pelas razões corretas. Que o cliente nem sempre tem razão. Que o objetivo é a qualidade e o valor do produto e não o prazo. Que desenvolvimento é algo que se qualifica e não que se quantifica. Que gerenciamento de micro tarefas é coisas do seculo 20 e nem então funcionava.

      Scrum é uma das muitas ferramentas que temos para levar este conhecimento a quem precisa e especialmente a diretores financeiros e a donos de softwarehouses, porque apenas eles têm poder que forçar a implementação de scrum ou outras metodologias ágeis.

      Mas também precisamos ficar de olho nos falsos evangelistas que minam toda a estratégia e ficam pregando que usar scrum é não documentar nada.

      O Brasil da segunda década do seculo XXI será muito mais exigente quanto à qualidade e isso se refletirá no mercado. Irá ganhar quem já estiver produzindo com qualidade e Scrum é qualidade.

      Scrum é o futuro do gerenciamento de software que veio para ficar , tal como orientação a objectos foi futuro da implementação esparguete dos anos 50 do seculo passado. Não faz sentido usarmos tecnologia de ponta como Java e OO quando temos gerenciamento decadente dos anos 50 do seculo passado.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s