Magic Vista

Após muitos anos seguindo o desenvolvimento do Magic: The Gathering (apenas “Magic” para os amigos) e como nunca tive muito tempo para procurar eventos do jogo me interessava bem mais pela teoria do que pela prática.

Felizmente a Wizards of the Coast (Wizards para os amigos) lançou o Magic Online. Que chegou agora na sua terceira versão / encarnação.

Achei que seria um bom momento para iniciar-me nas andanças eletrônicas. Primeiro procurei por uma alternativa aberta. Se bem que isso é um contrasenso já que a Wizards tem o copyright de tudo e patente para o conceito de Trading Card Game (TCG), fora as imagens das cartas. Várias soluções existem, muitas feitas em Java (que era um outro objetivo meu). Eu próprio tentei a sorte, mas criar o mecanismo de regras é complexo quando a regra principal é “A carta tem sempre razão”, ou seja, ela pode mudar qualquer coisa no jogo, coisa que nem imaginávamos possiveis como “Você não pode perder” ou “Jogadores não podem procurar em seus grimônios”. Até que cheguei em um modelo que pareceu funcionar, mas a idéia de programa todas as cartas foi avassaladora e me virei para a versão comercial.

Tudo estava bem. Baixei o instalador que por sua vez baixa outro instalador (~600Mb). O Magic Online é feito em .NET e usa DirectX. Isso é curioso já que a Wizards escolheu apostar apenas em uma única plataforma e OS quando poderia ter escolhido Java e deixar seus fã linux-zeiros e mac-eiros também terei o direito de se divertir ( e mais , gastar. Já que nada é free). Afinal é um jogo de cartas. Nada de efeitos 3D mirabolantes. Então porque não usar o simples 2D… Em java o Swing aguenta perfeitamente o tipo de interface necessária ….

O problema foi ao instalar isso no Windows Vista da microsoft. “Eita OS arretado!” Primeiro é uma chuva de pedidos de permissão, depois é a falha do directX. Para piorar o directX do vista é o 10 e o do XP é o 9 (que é o que o Magic online usa). Pensaria o incauto que são compativeis. São, mas o vista não aceita desistalar ou modificar o o DirectX já que faz parte do core do sistema, enquanto que o XP não aceita nada acima do 9. Esta quebra de continuidade típica da Microsoft – que sinceramente , não entendo como alguem pode ver vantagem nisto – estragou os planos.

Ao rodar o magic online ele crasha com um erro suigeneris do DirectSound:

Error at Microsoft.DirectX.DirectSound: Void Play(Int 32,
Microsoft.DirectX. DirectSound.BufferPlayFlags).

Que , básiacamente, significa que não pode tocar som. Mas o Vista toca som que é uma beleza. Nos forums do magic é aconselhado atualizar o .NET framework ( que no Vista tb está embutido no OS ) e os drivers. Fiz tudo isso, mas cometi o erro de usar o driver update do próprio windows. Ele diz que atualizou o driver e você acha que está com a versão mais recente. O problema é que não está.

O erro era devido a um problema no driver de som da Realteck e baixando a atualização do site do fabricante finalmente consigo acessar a tela de login. O problema, claro , é que agora um monte de outras funcionalidades ficaram desativadas … é problema a perder de Vista. Mas pelo menos espero poder finalmente jogar Magic.

E depois a Microsoft se admira de por quê ninguém gosta do Vista …

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s