Atualizações

Os artigos sobre exceções e coleções foram atualizados. Ao de coleções adicionei um fluxo de decisão de interfaces e implementações de coleções. São abrangidos os principais casos. Notei que existe pouco entendimento das diferenças entre cada implementação, então espero que isto ajude a clarificar as coisas. Um terceiro, prometido, artigo sobre exceções está na forja … segura firme.

Adicionei um novo artigo sobre as palavras reservadas do Java. Curiosamente nunca tinha parado para pensar que true, false e null são palavras reservadas. O estranho é que no site da Sun só se listam as palavras-chave e não as palavras reservadas. Acho estranho porque o conceito de palavra reservada é mais lato que o de palavra-chave.

Não tenho tido tempo para comentar sobre o projeto MiddleHeaven mas ele continua em desenvolvimento (alfa). Estou com alguns problemas logísticos para decidir onde colocar o código “official”. O sourceforge parecia bom, mas a conexão é lenta demais. O Google Code parece bem mais rápido mas não dá para usar o site que o Maven produz (dá?). No sourceforge tenho também o problema de não conseguir atualizar o ViewCVS que no Google Code funciona perfeitamente. Quem quiser dar uma olhada pode fazê-lo no Google Code, embora o código esteja menos atualizado.

2 thoughts on “Atualizações”

  1. Ficou bem bacana o desenho. Que programa usou?

    CopyOnWriteArrayList e CopyOnWriteArraySet poderiam estar depois de uma pergunta “modificação concorrente?” e só então a pergunta sobre “carregada uma vez e depois só lida” (e poderia ser “poucas vezes modificada”). Pois se nao precisa de acesso concorrente, HashSet/ArrayList sao incrivelmente superioras e mais rapidas (ou iguais) em todos os quesitos, assintoticamente falando, em relacao a familia CopyOnWrite.

    Sei que nao cabem todas as implementacoes ali, mas a PriorityQueue fez falta.

  2. Paulo,

    Obrigado pelo interesse. Para fazer o diagrama usei o Jude Comunity. *OnWrite* Poderia estar depois de “modificação concorrente?” se essa pergunta estivesse lá😉
    A decisão do diagrama não é relacionada à performance mas ao propósito. Nesse caso usar OnWrite tem um propósito especifico que ArrayList não tem. A ideia é escolher uma implentação “básica”. Escolhas baseadas em performance não entram na categoria “básico”.
    Sim, faltou explorar mais as Queues. Teria que explicar melhor o significado de Queue e o texto é bem introdutório. Citei a BloquingQueue por causa do padrão Producer-Consumer que incluirei mais tarde Mas fica a ideia para uma próxima expansão mais detalhada sobre Queues.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s