Início > Ciência, Física > O que é, e onde está a Física

O que é, e onde está a Física

Como formado no ramo da Física ainda hoje não posso escapar do seu encanto. Mesmo não praticando uma profissão relacionada à Física, ser físico é algo que está na alma e não é possível deixar de se  ser.

Para mim a Física é a ciência básica que alimenta todas as outras ciências naturais. É tão vasto o poder de explicação atual da Física que outros ramos da ciência existem apenas para tomar conta deles. A Química de hoje em dia não está mais preocupada em explicar por que o átomo existe ou como se formam moléculas, mas interessada em construir ferramentas para domar essa formação. A Física Quântica explica toda a tabela periódica sem margem de dúvida e com uma exatidão incomum. Não restam dúvidas que a Física Quântica é suficiente para explica toda a base da química – o átomo. Contudo ainda restam alguns detalhes sobre as reações químicas em si. Embora o poder de predição tenha aumentado ainda é difícil conceber uma reação artificial para construir algum composto com propriedades pré-definidas. A tentativa e o erro ainda são instrumentos nesse campo.

A Física é a ciência que estuda as ações que corpos e campos impõem sobre outros campos e corpos.  A Física está presente em quase tudo o que temos hoje em dia. Qualquer aparelho alimentado com energia elétrica funciona com base em alguma conhecimento físico. A produção de energia, per se está baseada em algum conhecimento físico; é o ramo da Termodinâmica.

O clima é talvez o campo de estudo da física que mais a ilude. A meteorologia tem uma capacidade de previsão limitada e seus modelos são complexos e empíricos – ou seja, não são totalmente  deduzidos de Princípios ou Leis e se baseiam muito em analise de dados reais. Outros campos como a Oceanografia e a Geologia estão ligados ao planeta e sofrem o mesmo problema da falta de uma teoria unificadora. Ramos como o Eletromagnetismo e a Óptica (é quase a mesma coisa, realmente…)  estão ligados às telecomunicações. O eletromagnetismo está relacionado ainda à produção de energia e à produção de movimento – motores elétricos que alimentam desde brinquedos a elevadores e trens e alternadores instalados em hidrelétricas ou na sua bicicleta que produzem energia elétrica a partir do movimento. A aerodinâmica e a mecânica também estão ligados a este ramo da atividade.

Ainda relacionado à produção de energia está a Física Nuclear que estuda também as partículas subatómicas, suas reações e sua composição.

A física está presente na sua cozinha, desde do mais simples formo (a lenha, gás ou eletricidade) até ao moderno microondas, passando pelo refiregerador e qualquer coisa que tenha a haver com frio ou quente. A física está presente na sua sala de estar, desde do vídeo em DVD (que funciona graças a um laser , devido à fisica quantica e à otica e à fisica de materiais para consturir o próprio DVD) passando pelo televisor, aparelho de som (Acustica) e qualquer item eletrônico. Eletrônica que está em todo o lugar devido ao estudo de materiais e suas propriedades (Física de Materiais). No caso o silicio e todos os semicondutores. A Eletrônica está por sua vez na base dos computadores e é o braço prático da Informática ( que não é uma ciência física mas tem muitas relações práticas)

A física está até presente nos seus moveis, nas estruturas dos prédios e até nas molas do seu colchão. Seres vivos à parte é dificil encontral algo na natureza ou no que o homem frabrica que não esteja relacionado à fisica.

Embora a biologia tenha começado apenas como uma catalogação dos seres vivos, hoje em dia, ela é marcada pela Teoria Da Evolução e a identificação do DNA. O DNA nada é mais que uma molécula – quimicamente falando – mas os processos que rodeiam essa molecula são aqueles que diferencia a vida da “não vida”.  A biologia ocupa um campo além da quimica e da fisica que lida com um conceito que é dificil colocar em formulas e reaçõs quimicas :a vida. Enquanto não é mistério como particulas subatómicas formam átomos ainda somos ignorantes de porquê elas formam átomos e como e porquê esses atómos formam DNA e vida.

A Física Moderna ( ou seja, a dos últimos 100 anos) virou sua atenção para o cosmos e desenvolveu a Cosmologia que usa parte da Fisica Quantica e parte da Relatividade Geral da Mecânica para explicar os objetos que observamos nos cosmos : estrelas, planetas, quasares, pulsares, buracos negros, etc…  A cosmológica vai mais longe e tenta explicar a aparição do Universo ( que é uma parte do Cosmos) com o famoso, e polêmico, Big Bang.

Escala. Esse é primeiro conceito necessário em física. A diferentes escalas diferentes formas da fisica são usadas conforme os fenômenos que queremos explicar.  Desde a Física Quantica do muito pequeno até á Cosmologia do muito grande.

Podemos observar a Física em acção em todo o lugar , a qualquer momento, em qualquer escala.

About these ads
Categories: Ciência, Física Etiquetas:, ,
  1. 2009/01/31 às 12:59

    A Física é algo realmente Fascinante. Paranbéns pelo post.

    • 2009/09/03 às 9:04

      verdade! se nao fosse a fisica..a gente ñ estava expondo nossas respostas akii..fascinante

  2. 2009/02/13 às 17:53

    conteudos muito bons ,porem bem extensos.

  3. Ubiratã
    2009/02/19 às 11:39

    nossa este site foi muito bom pra minha pesquisa tomara que continue sempre assim

  4. 2010/03/24 às 17:47

    parabéns

  5. simone
    2011/02/28 às 16:08

    muito bom!

  1. No trackbacks yet.

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: